Pequenos e velozes Pequenos e velozes
Tâmia-pequena, Floresta Nacional de Kootenai, Montana, EUA
No mundo das criaturas da floresta, a tâmia-pequena, vista aqui no Parque Nacional de Montana, nos Estados Unidos, não deve ser subestimada. Com inteligência afiada e pés ágeis, esse pequeno roedor prova que tamanho não define talento. Pesando menos que um baralho e medindo menos de 25 centímetros, é o menor esquilo da América do Norte — e sim, lembra os personagens dos desenhos da Disney, como os famosos Tico e Teco!
Quando não está correndo por troncos ou desaparecendo em pilhas de folhas, está enchendo as bochechas com sementes, frutas e insetos. No inverno, entra em torpor leve e acorda de vez em quando para beliscar. Cada esquilo delimita seu território com tocas e reservas de comida. Se um predador se aproxima, ele dispara alarmes. Sua memória é tão afiada que consegue lembrar a localização de centenas de esconderijos, mesmo após o inverno.
Embora os esquilos sejam mais comuns na América do Norte, o Brasil também abriga espécies nativas, como o caxinguelê. Também chamado de serelepe, esse esquilo florestal mede cerca de vinte centímetros de comprimento. É endêmico da América do Sul e pode ser encontrado em áreas da Mata Atlântica e da Amazônia.
本周 2025年第39周
今日精选
必应全球