Seja bem-vinda, primavera! Seja bem-vinda, primavera!
Início da primavera
Quando setembro se despede, o clima ainda é seco e nada mais ousa crescer, eles decidem florescer em uníssono. Hoje, no primeiro dia da primavera, quem melhor que o ipê-amarelo para iluminar nossa imagem? Ele floresce nos rastros do inverno, de julho a setembro, e colore a vida brasileira com precisão e delicadeza.
Há mais de 30 espécies de ipês no Brasil, mas somente o amarelo foi eleito símbolo nacional em 1961. O nome vem do tupi “ypê”, ou “árvore de casca grossa”, lembrando a madeira resistente que já serviu de base para construções civis e navais. São árvores de vida longa e raízes profundas que sustentam tanto a floração exuberante quanto a resistência diante da seca.
Efêmera, sua florada dura apenas duas semanas, transformando ruas, praças e cerrados em passagens douradas que alimentam insetos, aves e a imaginação humana. Nos campos, anunciam o plantio e o retorno das chuvas. Sua florada despertou a imaginação de poetas como Carlos Drummond de Andrade e guiou traços de artistas modernistas. A estação das flores começa assim: quando a estiagem cede e a terra pede cor.
本周 2025年第39周
今日精选
必应全球