Um “olá” que transforma Um “olá” que transforma
Dia Mundial da Saudação
Focas-comuns no Parque Estadual Robert Moses, Long Island, Nova York, EUA (© Vicki Jauron, Babylon and Beyond Photography/Getty Images)
Esta foca-comum, fotografada no Parque Estadual Robert Moses, em Nova York, Estados Unidos, parece estar acenando para nós. Esse é o espírito do Dia Mundial da Saudação, celebrado em 21 de novembro. A data foi criada em 1973 pelos irmãos estadunidenses Brian e Michael McCormack, como uma resposta pacífica às tensões globais. Eles enviaram 1.360 cartas em sete idiomas para líderes mundiais, convidando-os a participar da primeira celebração. A mensagem era simples e poderosa: a comunicação pessoal pode ajudar a preservar a paz. Hoje, o dia é comemorado em mais de 180 países, incluindo o Brasil.
Curiosamente, as focas levantam suas nadadeiras principalmente para regular sua temperatura corporal, mas para nós parece que estão dizendo “olá”. Isso as torna mascotes perfeitas para esse dia. Então, que tal seguir o exemplo delas e cumprimentar alguém novo hoje? Pode ser um vizinho, um colega de trabalho — ou até um desconhecido. Uma simples saudação pode ser o primeiro passo para espalhar paz no seu próprio mundo, capaz de aproximar pessoas, reduzir conflitos e criar ambientes mais saudáveis.