Grande Buda de Leshan, Sujuão, China (© www.anotherdayattheoffice.org/Getty Images)
Existem estátuas imensas espalhadas pelo mundo — e uma das mais impressionantes é a do Grande Buda de Leshan, que vemos na foto. Essa enorme escultura foi talhada há mais de 1.200 anos em um penhasco na China, onde três rios se encontram. Ela foi construída com o objetivo de proteger os barcos das fortes correntezas do rio, que colocavam em risco os navegantes da região.
O Buda de Leshan tem 71 metros de altura, o equivalente a um prédio de mais de 20 andares. É a maior estátua de Buda esculpida em pedra do mundo. Mesmo com o passar do tempo, a estátua continua bem preservada graças a canais internos que drenam a água, evitando a erosão. Por sua importância histórica e cultural, o monumento foi reconhecido como Patrimônio Mundial da UNESCO em 1996, junto com a Área Cênica do Monte Emei.
No Brasil, a maior estátua esculpida em pedra é o Grande Buda de Ibiraçu, localizado no Espírito Santo. Com 35 metros de altura, ele é considerado o maior Buda do Ocidente. Assim como o Buda de Leshan, também se tornou um importante ponto turístico e espiritual.