Caverna Devetashka, Devetaki, Bulgária
Conhece essa maravilha natural da Bulgária? Nas profundezas da Caverna Devetashka, você pode se sentir como em um outro universo. No entanto, há uma condição para essa aventura: você não pode ter medo de morcegos! Cerca de 30.000 desses mamíferos voadores chamam a caverna de lar-doce-lar.
A caverna de pedras calcárias, que foi formada pela dissolução de rochas de carbonato pela água, agora faz parte de um parque público. Acredita-se que a presença de seres humanos na Caverna de Devetashka remonta ao início da Idade da Pedra, por volta de 70.000 anos a.C., e artefatos neolíticos de 6.000 a 4.000 a.C. foram encontrados aqui.
Várias aberturas grandes na caverna lançam luz natural nas câmaras, oferecendo melhor iluminação para fotógrafos e amantes da natureza. E aqui em território brasileiro não ficamos atrás no quesito beleza e exuberância: a Gruta do Suçuapara faz com que seus visitantes se sintam em um verdadeiro paraíso escondido. Localizada no parque Jalapão, em Tocantins, a gruta possui até um lago onde é possível refrescar-se num cenário de tirar o fôlego.