Esquilo-vermelho-eurasiático (© Galina Jacyna/Getty Images)
A imagem de hoje mostra um esquilo-vermelho-euroasiático pousado na neve, exibindo a pelagem de inverno e as orelhas com tufos que tornam essa espécie tão marcante. Nativo de florestas por toda a Europa e partes da Ásia, ele sobrevive aos meses frios armazenando sementes, nozes e fungos em esconderijos, além de construir ninhos no alto de árvores ocas.
O Dia Internacional do Esquilo, celebrado em 21 de janeiro, surgiu em 2001 para incentivar as pessoas a terem mais cuidado com esses ágeis mamíferos de olhos brilhantes. Os esquilos desempenham papéis essenciais nos ecossistemas: por exemplo, ao enterrar sementes para comer mais tarde e esquecer onde estão, ajudam na regeneração das florestas, principalmente coníferas.
No Brasil, também temos espécies de esquilos, como o caxinguelê, encontrado na Mata Atlântica e na Amazônia. Assim como seus parentes europeus, eles ajudam a dispersar sementes e manter o equilíbrio das florestas. Celebrar essa data é uma oportunidade para conhecer melhor esses animais e valorizar sua importância para a biodiversidade.