Fogos de artifício na praia de Copacabana, Rio de Janeiro (© BrasilNut1/Getty Images)
A virada do ano é sinônimo de celebração, esperança e boas energias. Mas você já se perguntou de onde vem a palavra “Réveillon”? Ela tem origem francesa, derivada do verbo “réveiller”, que significa “acordar” ou “despertar”. Na França, o termo era usado para designar jantares sofisticados na véspera de grandes festas, como o Ano Novo. Com o tempo, atravessou fronteiras e passou a representar a comemoração da virada em diversos países, inclusive no Brasil.
Por aqui, essa tradição ganhou características próprias: roupas brancas para atrair paz, oferendas ao mar, música e, claro, os espetaculares fogos de artifício em Copacabana — como vemos na imagem de hoje — que iluminam o céu do Rio de Janeiro e atraem milhões de pessoas todos os anos. Essa celebração começou na década de 1970 e se transformou em um dos maiores eventos de Ano Novo do planeta, símbolo de alegria e renovação.
Mais do que uma festa, o Réveillon é um ritual de esperança. É o momento de celebrar conquistas, deixar para trás o que não serve mais e abrir espaço para novos sonhos. Seja na praia, em casa ou viajando, o importante é começar o ano com boas vibrações.