Deixe que a luz te guie até a lua Deixe que a luz te guie até a lua
Anshun Bridge, Chengdu, China
Anshun Bridge iluminada para o Festival da Lua em Chengdu, China (© Philippe LEJEANVRE/Getty Images)
Sob a lua cheia que marca o outono na China — enquanto aqui é primavera — um arrepio percorre o corpo, não pelo frio, mas pela beleza e simbolismo dessa época. Um dos feriados mais queridos do país, o Festival da Lua, ou Festival do Meio do Outono, dá um toque mágico ao fim da temporada de colheita. É celebrado no 15º dia do oitavo mês lunar do calendário chinês, que neste ano ocorre em 6 de outubro. Segundo a lenda, é esta a noite em que a deusa da lua, Chang’e, observa o mundo.
As famílias se reúnem para compartilhar bolos da lua (doces tradicionais recheados com ingredientes doces e salgados) e celebram com lanternas, contemplação da lua e reencontros emocionantes. Visto na imagem de hoje está um dos cenários mais encantadores do festival: a Anshun Bridge, em Chengdu, China, iluminada em dourado e refletida no Rio Jin.
No Brasil, a celebração ganha destaque em Foz do Iguaçu, onde o festival integra o calendário turístico. Na “Noite das Cataratas”, brasileiros e chineses se reúnem diante das majestosas quedas d’água para apresentações culturais e bolos da lua, promovendo o intercâmbio entre culturas. Nesta noite, deixe que a luz da lua te mostre o caminho.