Onde as culturas convergem Onde as culturas convergem
Mesquita-Catedral de Córdova, Andaluzia, Espanha
A Mesquita-Catedral de Córdova, na Espanha, é um dos monumentos que contam a história dos diferentes povos que passaram pela Península Ibérica. Um dos destaques da construção é o grande salão com mais de 850 colunas, muitas delas reaproveitadas de antigas edificações romanas. Os famosos arcos vermelhos e brancos são um dos símbolos mais conhecidos do local e ilustram a imagem de hoje.
No século XIII, durante a Reconquista Cristã — período em que os reinos cristãos retomaram territórios antes dominados pelos muçulmanos — a mesquita foi transformada em uma catedral católica. Com o passar do tempo, foram incorporados elementos dos estilos gótico, renascentista e barroco, que se misturaram à arquitetura islâmica original. Atualmente, a Mesquita-Catedral de Córdova é reconhecida pela UNESCO como Patrimônio Mundial e representa um exemplo marcante do encontro entre culturas diferentes ao longo da história.
No Brasil, embora não tenhamos construções com essa mesma trajetória, existe a Mesquita Brasil, localizada no bairro do Cambuci, em São Paulo. Ela é a mesquita mais antiga do país, com construção iniciada em 1940 e inaugurada em 1960. Fundada pela Sociedade Beneficente Muçulmana, é um símbolo da presença e da contribuição da comunidade muçulmana no país.
本周 2025年第50周
今日精选
必应全球