Sentinelas da maré Sentinelas da maré
Dia Mundial de Proteção aos Manguezais
À medida que o crepúsculo desce sobre a Praia de Walakiri, na ilha de Sumba, na Indonésia, as silhuetas dos mangues se erguem como sentinelas da maré — graciosas, resilientes e vitais, ilustrando nossa imagem do dia. Hoje, no Dia Mundial de Proteção aos Manguezais, celebramos essas árvores extraordinárias e o papel essencial que desempenham na sustentação da vida no planeta.
Os manguezais são guardiões naturais das zonas costeiras. Com raízes arqueadas e filtradoras de sal, prosperam em águas salobras e enfrentam marés e areias em constante mudança. Protegem o litoral da erosão, amortecem tempestades e servem de berçário para diversas espécies marinhas. Também capturam grandes quantidades de carbono, sendo aliados no combate às mudanças climáticas.
No Brasil, os manguezais ocupam mais de 12 mil km², com destaque para o litoral do Pará e Maranhão, o Recôncavo Baiano, o litoral de Pernambuco, a Ilha do Cardoso (SP) e a Baía de Guanabara (RJ). Esses ecossistemas são vitais para a biodiversidade e para comunidades costeiras. Que este dia seja um chamado à ação. Ao proteger os manguezais, protegemos o futuro.
本周 2025年第30周
今日精选
必应全球