Ponte Estaiada, São Paulo, SP (© Carlos Alkmin/Getty images)
Hoje, no aniversário da cidade de São Paulo — que completa 472 anos desde sua fundação em 25 de janeiro de 1554 — celebramos não apenas sua história, mas também seus símbolos de modernidade. Entre eles, destaca-se a imponente Ponte Estaiada Octávio Frias de Oliveira, um marco arquitetônico que traduz a ousadia da capital.
Inaugurada em 10 de maio de 2008, a ponte é única no mundo por abrigar duas pistas curvas cruzadas, sustentadas por um único mastro de 138 metros, altura equivalente a um prédio de 46 andares. Com 144 cabos de aço inox, ela sustenta pistas em níveis de 12 e 24 metros acima do solo e se estende por cerca de 1,6 quilômetros, ligando a Marginal Pinheiros à Avenida Jornalista Roberto Marinho.
Mais do que aliviar o trânsito, a Estaiada tornou-se um cartão-postal que representa a metrópole contemporânea: dinâmica, inovadora e conectada. A cidade que começou como um pequeno colégio jesuíta hoje é um dos maiores centros econômicos e culturais do mundo, reunindo diversidade, arte, gastronomia e tecnologia. Parabéns, São Paulo! Que sua história continue inspirando e sua modernidade siga conectando sonhos.