Arquitetura sagrada Arquitetura sagrada
Basílica de São Francisco de Paula, Nápoles, Itália
Basílica de São Francisco de Paula, Nápoles, Itália (© javarman3/Getty Images)
Ao caminhar por qualquer grande praça de Nápoles, na Itália, a história da cidade salta aos olhos. Galerias arqueadas, colunatas imponentes e cúpulas que remetem à arquitetura antiga disputam sua atenção. Cada rua revela um estilo diferente: fachadas barrocas compactas dão lugar a amplos pátios neoclássicos. Ao chegar a uma praça ampla com um edifício que, à primeira vista, parece romano, você está na Basílica de São Francisco de Paula, nossa imagem do dia, localizada no lado oeste da Piazza del Plebiscito.
Concluída em 1846, a basílica segue princípios rigorosos do neoclassicismo: corpo circular, frontão triangular e uma cúpula inspirada no Panteão, famoso templo romano do século II. No interior, a harmonia geométrica continua com mármore polido, amplos arcos e capelas distribuídas ao longo do percurso circular. A praça é emoldurada por uma colunata curva que destaca a cúpula da basílica, criando um cenário majestoso e fotogênico.
No Brasil, também temos obras grandiosas, como o Santuário Nacional de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, no estado de São Paulo. É o maior templo católico do país e o segundo maior do mundo, menor apenas que a Basílica de São Pedro, no Vaticano.