Reflexos congelados Reflexos congelados
Rio Merced, Parque Nacional de Yosemite, Califórnia, EUA
Rio Merced, Parque Nacional de Yosemite, Califórnia, EUA (© Ron e Patty Thomas/Getty Images)
Enquanto o calor aquece dezembro no Brasil, o gelo domina paisagens no hemisfério norte. Na imagem, vemos o Rio Merced em pleno inverno, refletindo penhascos de granito e florestas silenciosas no Parque Nacional de Yosemite, nos Estados Unidos. Esse rio nasce nas altas montanhas da Serra Nevada e percorre cerca de 230 quilômetros até o Vale Central da Califórnia.
Ele oferece contrastes marcantes ao longo do ano: na primavera, torna-se protagonista com fluxos de degelo que correm sob pontes de pedra e por cachoeiras como Vernal e Nevada Falls; no verão, suaviza seu ritmo, atraindo nadadores e praticantes de rafting; no outono, ganha tons dourados com folhas que descem pelo curso; e no inverno, como vemos agora, tudo se transforma em uma quietude espelhada.
Assim como rios icônicos do Brasil — como o São Francisco, que conecta culturas e paisagens — o Merced também é um fio condutor de vida e história. Ele alimenta o Lago McClure, onde uma cidade fantasma surge quando os níveis de água baixam, e já abrigou Merced Falls, um movimentado centro de moinhos na era da Corrida do Ouro na Califórnia.