A colina que guarda memórias A colina que guarda memórias
Silbury Hill, Wiltshire, Inglaterra
Sítio neolítico de Silbury Hill em Tilshead, Wiltshire, Inglaterra (© dbstockphoto/Getty Images)
Nossa imagem do dia é Silbury Hill, na Inglaterra — uma colina que guarda um mistério de 4.500 anos. À primeira vista, parece apenas parte da paisagem rural, mas trata-se do maior monte pré-histórico da Europa, construído manualmente por gerações. Seria um local cerimonial, um marcador astronômico ou um símbolo de comunidade? A arqueologia nos mostra que, muitas vezes, as perguntas são tão valiosas quanto as respostas.
No Brasil, o destaque vai para o sítio arqueológico pré-neolítico Boqueirão da Pedra Furada, no Parque Nacional da Serra da Capivara, ao sudeste do estado de Piauí. Com evidências de vestígios humanos mais antigos das Américas, o local desafia teorias sobre o povoamento do continente e revela uma rica tradição de arte rupestre.
O Instituto Arqueológico da América estabeleceu o Dia Internacional da Arqueologia, convidando países de todo o mundo a participarem no terceiro sábado de outubro. Celebrar a arqueologia é reconhecer a importância de compreender o passado para construir um futuro mais consciente e conectado às nossas raízes.