Instalação de arte "Beyond Walls", de Saype, na Expo 2020 Dubai, Emirados Árabes Unidos (© VALENTIN FLAURAUD/EPA-EFE/Shutterstock)
O que apertos de mão gigantes pintados no chão têm a ver com amizade? Na verdade, bastante coisa. Celebrado todo dia 30 de julho, o Dia Internacional da Amizade nos lembra que enfrentar desafios globais — como pobreza, violência e injustiça — começa com algo surpreendentemente simples: a conexão humana.
Foi exatamente essa ideia que o artista francês Saype quis transmitir com "Beyond Walls", uma série de murais monumentais de “land art” (arte sobre o solo) biodegradável retratando mãos entrelaçadas. Representando união e solidariedade, suas criações já percorreram cinco continentes. Na Expo 2020 Dubai, a 11ª instalação de Saype cobriu mais de 1.500 metros quadrados de grama no Parque Al Forsan. A obra só podia ser vista em sua totalidade do alto, como mostrado na imagem. Saype também levou essa mensagem ao Brasil em 2022, com murais impactantes na areia de Copacabana, no campo do Morro do Zinco (RJ) e em Brumadinho (MG), homenageando vítimas e promovendo união.
Proclamado pela ONU em 2011, o Dia Internacional da Amizade convida à construção de laços que ultrapassam fronteiras. É uma visão de paz construída não apenas em salas de negociação, mas também em parques e espaços públicos.