Uma família de elefantes africanos no Parque Nacional Tarangire, Tanzânia (© Vicki Jauron, Babylon and Beyond Photography/Getty Images)
Hoje, no Dia das Espécies Ameaçadas de Extinção, nós nos unimos pela conservação. Toda 3ª sexta-feira de Maio damos atenção especial aos animais e às plantas. A Coalizão de Espécies Ameaçadas de Extinção (‘Endangered Species Coalition' em inglês) fundou esse evento em 2006 com o objetivo de trabalhar ativamente pela sobrevivência das espécies ameaçadas de extinção. Atualmente, há mais de 44.000 espécies ameaçadas de extinção. Entre os animais mais ameaçados do mundo estão os rinocerontes-de-Java, os gorilas-das-montanhas e, em nosso país, a arara-azul-de-lear.
Hoje mostramos o Parque Nacional Tarangire, na Tanzânia, onde os elefantes africanos andam livremente. Esses gentis gigantes são caracterizados por suas orelhas grandes, troncos longos e presas curvas. Eles vivem em pequenos grupos familiares liderados por uma matriarca e se comunicam por meio de ondas sonoras de baixa frequência. Lamentavelmente, ameaças como a perda de habitat e a caça ilegal os deixaram à beira da extinção. É o momento de nos comprometer com as vidas que ainda podemos salvar e unir nossas vozes ao grito de socorro da Terra, pois em sua sobrevivência está a nossa.