2024年04月08日
Dia Internacional do Castor
Castor norte-americano em uma lagoa perto de Wonder Lake, Parque Nacional Denali, Alasca, EUA (© Paul Souders/Getty Images)
Conhecidos como engenheiros da natureza, os castores vêm moldando o mundo há milhões de anos. Historicamente, os castores da América do Norte enfrentaram desafios gerados pelos humanos. Eles foram caçados por causa de sua pele e seus alojamentos foram destruídos. No entanto, esses construtores de represas com dentes de veado e cauda de pá ganharam um novo respeito nos últimos anos. Esses animais têm efeitos benéficos não apenas na qualidade da água, mas também na terra. Com seus incisivos revestidos de ferro, os castores derrubam árvores, construindo diligentemente não apenas casas, mas também habitats. Suas represas criam áreas úmidas vitais para inúmeras espécies. Enquanto isso, seus alojamentos são obras-primas de segurança e conforto, com a entrada estrategicamente submersa para afastar predadores e proporcionar privacidade.
Embora não existam castores no Brasil, temos outra espécie próxima que você provavelmente já ouviu falar, a capivara. Semelhante ao castor, as capivaras são roedores semiaquáticos que preferem viver perto da água. São excelentes nadadoras, com membranas entre os dedos de suas patas traseiras que as ajudam a se locomover facilmente dentro da água.