2024年04月05日
Cobo-de-leche vermelho, Delta do Okavango, Botsuana
Rebanho de cobo-de-leche vermelho cruzando a planície pantanosa do Delta do Okavango, Botsuana (© Ibrahim Suha Derbent/Getty Images)
Com seus saltos elegantes e movimentos graciosos, os cobos-de-leche são o auge da agilidade e do equilíbrio na savana africana. Esses antílopes, conhecidos por sua pelagem marrom-avermelhada e chifres em forma de lira, são nativos dos pântanos e planícies próximas aos rios que são formadas por depósitos de sedimentos do centro-sul da África, incluindo o Delta do Okavango, em Botsuana, que é um Patrimônio Mundial da UNESCO.
Os cobos-de-leche são animais sociais, geralmente encontrados em manadas de milhares de animais. No coração do Delta botsuano, também conhecido como “Pantanal Africano”, eles são parte integrante da rica biodiversidade da região, coexistindo com outras espécies, como elefantes, leões, rinocerontes e hipopótamos, que caminham pela água. Sua presença aumenta o fascínio natural do Delta do Okavango, que atrai milhares de entusiastas de safáris, e é uma prova da resiliência da vida selvagem diante dos desafios ambientais.