Sperm whale pod surfacing, Dominica (© Franco Banfi/Minden Pictures)
Gigantes do mar à vista! O Dia Mundial da Baleia está voltando à tona mais uma vez, junto com essas cachalotes na costa da ilha caribenha de Dominica. Criado em 1980 em Maui, o dia originalmente tinha como objetivo celebrar as baleias jubarte nas águas do Havaí e evoluiu para um evento global que defende a conservação de todas as espécies de baleias.
As 92 espécies de baleias do planeta estão divididas entre baleias-de-barbatana e baleias dentadas. As baleias-de-barbatana usam partes da boca semelhantes a cerdas para filtrar pequenos crustáceos da água. As cachalotes retratadas aqui, assim como as outras 76 espécies dentadas, usam dentes em forma de cone para atacar suas presas. Diferentemente das baleias-de-barbatana, elas caçam e navegam usando ecolocalização, um método que utiliza o som para detectar o que está ao seu redor.
No Brasil essa espécie pode ser vista na região de Abrolhos, Bahia, um arquipélago que abriga um dos maiores bancos de recifes de coral do Atlântico Sul. Mas as cachalotes são visitantes de passagem na costa brasileira: costumam ser vistas especialmente durante os meses do inverno quando realizam suas migrações sazonais.