Red-crowned crane bowing to his mate in Hokkaido, Japan (© Steve Bloom Images/Alamy)
Você está familiarizado com o Dia de São Valentim? Essa data especial é frequentemente celebrada nos Estados Unidos e Reino Unido, entre outros países. Existem várias histórias e lendas sobre São Valentim, mas a mais difundida é a de um imperador romano que proibiu casamentos para os jovens, pois acreditava que os solteiros eram melhores soldados. São Valentim então desafiou essa proibição, continuando a realizar casamentos em segredo.
Ao longo do tempo, a data evoluiu e a celebração se espalhou por muitos países ao redor do mundo, tornando-se uma ocasião internacional dedicada ao amor (parecido com o nosso Dia dos Namorados celebrado no dia 12 de junho) e também à amizade. Associado a vários símbolos românticos, como o Cupido, os símbolos do amor também podem ser encontrados na natureza, como os grous-japoneses, vistos hoje nos pântanos de junco e nos lagos congelados da Ilha de Hokkaido, no Japão.
Essas graciosas aves se envolvem em cativantes danças de acasalamento para fortalecer seu vínculo vitalício - e simbolizam boa sorte, longevidade e fidelidade na cultura japonesa. Essas criaturas gentis inspiraram até mesmo um origami, o tsuru, que, segundo a lenda, pode conceder desejos caso você tenha a perseverança de dobrar mil grous-japoneses de papel!