A Eiskapelle (Capela de Gelo) no sopé da montanha Watzmann, Baviera, Alemanha (© Christian Bäck/eStock Photo)
A Capela de Gelo no Watzmann, no Parque Nacional de Berchtesgaden, na Alemanha, é uma caverna de gelo fascinante que recebe seu nome da formação gelada que se desenvolve em seu interior. Cercado pelas imponentes montanhas dos Alpes e próximo ao pitoresco Lago Königssee, o local impressiona qualquer visitante. Ela se formou devido ao derretimento do glaciar que envolve o Watzmann. Sua aparência impressionante atrai há séculos caminhantes e pesquisadores. É também conhecida por seus elaborados estalactites e esculturas de gelo, que se formaram ao longo dos séculos.
Um lugar como esse é um ímã para artistas, poetas e pintores. Caspar David Friedrich, um dos principais representantes do romantismo na Alemanha, pintou o poderoso Watzmann em um contraste de cores entre o cume claro e o solo escuro.
Voltando à caverna. Ela tem uma história rica, onde durante séculos foi considerada um fenômeno natural misterioso. As variações de temperatura e as mudanças ambientais ao longo dos séculos alteraram a Capela de Gelo, destacando sua singularidade e elegância. Apesar do aquecimento global, a maioria dos cientistas acredita que a Capela de Gelo continuará existindo. A razão para isso? As avalanches que descem dos Alpes a cada inverno, alimentando-a e esperançosamente a mantendo viva também no futuro distante.